Alguns dizem assim: “Podemos fazer tudo o que queremos.” Sim, mas nem tudo é bom. “Podemos fazer tudo o que queremos”, mas nem tudo é útil. 1Coríntios 10:23 (NTLH)

Alguns pensam que ser livre é sair fazendo o que bem entender, mas não é bem isso, isso na verdade é chamado de libertinagem. Libertinagem nada mais é que uma falsa liberdade, é quando você procura satisfazer os desejos da sua carne, sem se importar com os outros e principalmente com Deus. A libertinagem é egoísta e irresponsável. Ao contrario do que o mundo pensa viver a vida adoidado e curtir o que o mundo tem a oferecer sem se importar com nada não é liberdade e sim ser escravo dos seus desejos carnais.

Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. Galatas 5:16-17 (NTHL)

Quando aceitamos Jesus ele se torna o nosso Senhor, e você sabe o que significa SENHOR? Senhor significa dono, aquele que tem autoridade, um patrão. Deus é o nosso dono, por isso devemos respeito e obedienca a ele, pois nós fomos comprados por Jesus, que deu a sua vida por nós. Nós que nos entregamos a Jesus entregamos junto os nosso desejos, a nossa boca, os nossos olhos, ouvidos, o nosso corpo, mente, alma, espirito e tudo que há na nossa vida. Pelo menos é assim que deve ser, Deus não quer 50% ou 95% da nossa vida, ele quer tudo, como diz lá em Apocalipse 3:16: Mas, porque são apenas mornos, nem frios nem quentes, vou logo vomitá-los da minha boca (NTLH). Então quem determina o que pode ou não pode é ele, pois nós somos dele.

Mas viver uma vida de temor e obediência não é o "fim do mundo" como muitas pessoas pensam, ter alguem para nos orientar é um privilegio, ainda mais alguém que nos ama e sabe o que vai acontecer no futuro. Sabemos que sempre que ele diz não faça isso ou faça isso é para nos proteger e não para nos prejudicar, pois Deus é o nosso Pai (leia João 1:12) e é isso que um pai faz, cuida e protege. 

Por exemplo: Imagina que você quer muito um vestido mas não tem dinheiro para comprar, você que acha que liberdade é fazer o que quiser vai lá e rouba o vestido. Qual será a consequência disso? Você irá para a prisão. 

Quer mais um exemplo? Imagina que você está apaixonada por um garoto, um garoto muito bonito e legal, mas que tem uma grande diferença de você, ele não serve ao seu Deus. Mas ai você usa a sua liberdade e entra em relacionamento com esse garoto, qual será a consequência disso? Bom, pode ter mais de uma, você pode acabar casando com ele e levar um casamento de julgo desigual, onde você vai para um caminho que leva a Deus e o seu parceiro vai para outro caminho  que leva a morte, e viverem sempre em conflito. Ou então você pode acabar sofrendo muito com esse relacionamento por questão das diferenças de vocês e decidir separar, mas sabemos que geralmente separação não é uma coisa muito de boa, você acaba com o coração machucado, e coração não uma coisa fácil de curar, leva tempo e doí.

Entende, Deus não quer nada disso pra sua vida, ele quer te ver bem e feliz.

Vivam como pessoas livres. Não usem a liberdade para encobrir o mal, mas vivam como escravos de Deus. 1Pedro 2:16 (NTLH)

Quando estamos unidos com Cristo não é mais eu não posso fazer, mas sim o eu não quero fazer. Você escolhe fazer a vontade a Deus e não a sua própria vontade, não por obrigação mas por amor e por saber que é o melhor a se fazer.

Com Cristo eu sou livre de mim mesmo, do pecado e da morte.

Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna. Romanos 6:22 (NVI)

Eu escolho a liberdade que Deus dá, e você?