Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães". Jesus respondeu: "Está escrito: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus". Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: "Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: "Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra". Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: "Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus". Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar". Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: "Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto". Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram. (Mateus 4:1-11)

Jesus e Deus são apenas um (João 10:30), mas por amor a nós ele se fez carne. E nesse capítulo vemos que Jesus, por ser metade humano, passou por situações que passamos também, ele foi tentado pelo diabo. Mas ele provou que mesmo sendo de carne e osso é possível vencer as tentações do inimigo.

Quando Jesus foi levado pelo Espirito ao deserto ele ficou 40 dias e 40 noites jejuando, obviamente, ele estava com fome. Então o diabo usa isso para tentar Jesus, e é assim que ele faz até hoje. Ele usa nossas fraquezas para tentar tirar nosso os olhos de Deus e aproveita as brechas que abrimos. Jesus tinha poder para transformar pedras em pães e se ele se jogasse do lugar mais alto ele poderia ser salvo, mas se ele fizesse essas coisas estaria fazendo a sua própria vontade e não a de Deus. Deus tinha o proposito de mostrar que é possível resistir as tentações do inimigo usando recursos que todos nós temos a nossa disposição, assim como o próprio Jesus fez. Ele não cedeu a suas vontades/necessidades, ele manteve a sua fé e confiança em Deus intacta e não cedeu a proposta que o inimigo fez.

Jesus resistiu a todas aquelas propostas com as "armas" que nós também podemos usar:
A obediência ao Pai, a bíblia e a confiança em Deus.


Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca". (Mateus 26:41)